O CUSTO DA PUBLICAÇÃO EM 3/3 DO MANIFESTO AFIRME-SE! NA FOLHA DE S.PAULO, O ESTADO DE S.PAULO E A TARDE, É DE R$ 111.815,71.

CONTRIBUA: DOE O QUANTO PUDER, AINDA HOJE!

CONTA CORRENTE: 65.354-9 Banco Itaú / Agência: 0061

CNPJ p/transferência:07922437-000121

Ouça aqui o spot oficial:

Para ouvir todos os 3 spots e o vídeo criados pela Propeg para a campanha, veja post com links abaixo.

O FUNDO BRASIL DE DIREITOS HUMANOS É RESPONSÁVEL PELA CONTA. OS PAGAMENTOS DAS FATURAS OCORREM ENTRE 3 DE ABRIL E 25 DE ABRIL !

Para entrar em contato, escreva para: afirme.se@gmail.com

Para entrar em contato, escreva para: afirme.se@gmail.com

sábado, 6 de fevereiro de 2010

Apresentação da Campanha II 04/02/2010

[Na parte seguinte, estão reunidos os resumos de algumas propostas concretas para a arrecadação de fundos para a campanha, além de outras sugestões e colaborações]

Foto de Alberto Lima

Valter Altino: É com grande satisfação que vemos essa iniciativa [...]. Precisamos incluir as centrais sindicais [...]. O Atitude Quilombola vai doar 500 reais. Embora com pouco recurso mas todo esforço é necessário. Cabe a gente fazer uma passeata com trio em Salvador.

Lindwe (Omi Dudu): Sugiro que a gente pense em argumentos, frases etc e como isso gravar um VT para a TVE, a TV Bahia.

Jerônimo (UNEGRO): Quero parabenizar a Omi Dudu e especialmente a Fernando pela iniciativa. O movimento negro precisava de uma ação como essa, devia uma ação como essa. Diante do tamanho dessa campanha e do pequeno curto espaço de tempo, precisamos de uma acordo político do movimento negro. [...] cabe a gente se unir em torno dessa iniciativa, paralela a essa campanha de mídia, temos que organizar um grande movimento para que a gente possa se deslocar para Brasília nesses dias, [...] no mínimo 50 mil pessoas para demonstrar quais são nossas condições e nossa exigências. [...] 8 centrais sindicais brasileiras já assinaram uma declaração de apoio às cotas entregue ao Ministro Edson Santos que fará parte do processo. [...] Acho que deve incorporar um outro jornal de impacto local. Sugiro que o conselho político escolha algumas pessoas para organizar as caravanas. A UNEGRO vai se reunir para decidir sobre uma colaboração para a campanha.

Fernando (Omi Dudu): Quero lembrar que esses recursos serão administrados pelo FBDH. A Omi Dudu não vai tocar nesse dinheiro, todos os pagamentos serão feitos diretamente às empresas contratadas. O conselho político receberá os estratos e dirá o que cada valor vai pagar.

Marcelo: Estamos representado o Dep. Federal Luiz Alberto. Achamos a iniciativa muito interessante. Vamos nos reunir com o deputado para ver como estaremos colaborando com a campanha. Com certeza vamos colaborar.

Gleide: Vamos tentar entrar em contato com entidades como o Lions, o Rotary etc. Precisamos da proposta por escrito para podermos repassar para o grupo.

Olívia Santana: Quero inicialmente saudar o Omi Dudu por essa iniciativa, e saldar especialmente Fernando na sua luta por cotas que vem desde antes de Durban [...]. a meta é dia 5 termos uma inserção nacional no debate a favor da ações afirmativas [...] um ato de ousadia de juntar recursos para que a gente banque a mídia, obrigue a mídia a dizer o que a gente verdadeiramente pensa. [...] a gente não pode aqui pautar só o que o outro pode dar, nós temos que pautar aqui o que é que o movimento negro pode levantar, nós estamos as portas de um carnaval, nós temos os blocos de samba, temos os blocos afros etc. Quanto o Olodum vai dar para essa campanha? Quanto o Ilê Ayê vai dar? Quanto é que o Alerta Geral vai dar para essa campanha? O mandato de Olívia, o mandato de Luiz Alberto, Valmir Assunção, Gilmar Santiago? Acho que a gente tem que ir pra cima porque esta é a nossa causa [...]. Nós vamos fazer a doação do nosso mandato sim [...].

Daniel Costa: Minha proposta é que a gente faça uma comissão de arrecadação para podermos ir atrás dos parlamentares, a prefeita negra de São Francisco do Conde, para arrecadar e buscar acordo político.

Sérgio Pinho (AMEA): Vou passar a informação para o movimento anti-manicomial, uma turma organizada na área de saúde [...], e para a associação AMEA para arrecadarmos fundos para a campanha [...].

Maurício: A Omi Dudu está de parabéns. Tem muito negro aqui em Salvador que mexe com produção cultural e sabe fazer dinheiro. Sugiro que a gente entre em contato com essas pessoas, que tem casa de eventos, que mexa com produção cultural [....]. Podemos pedir ajuda dos Fantoches e outros espaço que cabem muitas pessoas e fazer um evento para levantar fundos. Eu quero participar dessa comissão.

Maurício: Sou representante da UNE aqui no estado da Bahia. Estou aqui para joga peso nessa campanha que é importante não só pro movimento negro mas para o movimento social no Brasil inteiro. Vou entrar em contato com a UNE a nível nacional para vermos a capacidade real de capitação de recursos [...]. Concordo com a proposta lançada por Jerônimo da caravana. Posso entrar em contato com as universidades para disponibilizarem os ônibus para podermos ir a Brasília [...]. Posso fazer parte do conselho político.

Rosana: Sou assessora de projetos da CESE. Quero colocar a CESE à diposição embora passando por problemas financeiros [...]. Vamos colocar a disposição todos os contatos que a gente tem no interior do Brasil, e me proponho pessoalmente como militante e ativista a contribuir da forma que eu puder. Peco que enviei pro meu email amanhã cedinho o projeto da campanha. Com isso em mãos a gente vai fazer algumas operações e a gente vai trabalhar isso aí.

Daniel (Fundação Cultural Palmares): Estamos dando uma escuna para uma aula na Baía de Todos os Santos para arrecadarmos fundos para a campanha. Queria que a Omi Dudu ficasse a frente mas eu serei o guia. Vamos convidar mais um professor (Paulo de Jesus talvez) para dar a aula baseada na lei 10.639.

Rogério: Eu sou professor de história em três cursinhos populares de pré-vestibular em Salvador, Int. Steve Biko, Quilombo [?] na Cajazeira V, e [?] em Plataforma. Assim que a conta tiver aberta, a gente tem que sair espalhando para todo mundo, Orkut, Tweeter, Facebook, nas comunidades nesses sites, blog, You Tube etc.

João Jorge (Olodum): Não só vamos participar da campanha mas vamos também procurar formas criativas, inovadoras para mobilizar no carnaval e depois do carnaval [...] [vamos] colocar uma placa da campanha no carro de apoio, colocar um balão, no caso do Olodum, e conversar com os outros blocos para que façam o mesmo [...]. Podemos também ajudar [anunciando] no nosso site, o principal site afro-brasileiro visto no mundo [...].

Jean: Estou representando a COLUTAS, [?] e ADUFS. Vamos sentar para discutir quais entidades poderão contribuir ou não. Eu particularmente irei contribuir. Eu sou também do sindicado de professores da UEFS. Irei me reunir com os diretores desse sindicato e ver se podemos contribuir ou não.

[Fernando encerra a primeira parte da plenária e inicia a segunda parte]

Fernando: Estamos articulando com o movimento social do Rio de Janeiro. Tivemos lá reunidos com pessoas, Ivani, pessoal do iBase, do instituto de Betinho, e outras instituições que estão organizando outra plenárias similar a esta. Recebemos a confirmação do Rio Grande do Sul, e Jerônimo há pouco confirmou novamente. Vai haver uma plenária para discutir para discutir essa campanha na Ass. Legislativa de Porto Alegre no dia 19 de fevereiro. Estamos tentando articular uma plenária igual a essa pros próximos dias em SP a partir de contatos feitos com Geledes, o Núcleo de Consciência Negra na USP e outras entidade de SP. Estamos planejando uma outra plenária em Brasília. Tudo isso para acontecer antes do dia 20 de fevereiro. [...] O conselho político tem que ser formado agora, com um representante da Omi Dudu, o Valter Altino já comprometeu a fazer parte aqui em SSA. Vamos tirar aqui no mínimo umas 3 pessoas. A UNEGRO? Salvador pela Paz? Esse conselho deveria ser formado na relação direta com a contribuição financeira que cada entidade posso mobilizar. [Aplausos]. Nossa reunião com a PROPEG já está marcada para a segunda-feira às 9 da manhã para conversar com o presidente. Ele vai dizer os termos da parceria dele. Aqui termina a paternidade da Omi Dudu sobre a campanha; a campanha agora está sob a nossa responsabilidade. Eu li um artigo no Afro-Press noticiando essa campanha há cinco dias, cujo titulo era, ‘Salvador sai na frente em defesa das cotas.’ Não é possível que um estado com 80% de descendentes de africanos não tenha capacidade de contribuir de forma substancial com essa campanha. O RJ, esperamos que faça sua parte por lá estão as sedes das agências de financiamento. Lá estão algumas das ONGs do movimento negro que mais aparecem na mídia. Esperamos que SP também faça sua parte. O pessoal do RG e o pessoal de Brasília. Mas nós confiamos que a Bahia por toda sua tradição e pela forma de grupos como o Olodum, o Ilê Ayê etc. saibam dar exemplo ao Brasil. Nós vamos mostrar para os 11 ministros e vamos mostrar pros intelectuais que têm combatido as cotas que nós temos capacidade de mobilização, inclusive de arrecadar 350 reais em 1 mês. Ainda que não entre recursos em dinheiro mas através das parcerias que possamos fazer. Se a PROPEG entra, se a SESE entra, se FORD Foundation já está entrando, se o FBDH já disse que vai abrir uma conta para administrar esse recurso, então nós temos capacidade de mobilizar esse recurso em menos de 1 mês. O Omi Dudu já levantou 50 mil. O Fundo Brasil de Direitos Humanos vai administrar essa conta e passará estratos para o conselho político. O dinheiro não vai entrar na nossa conta. Os pagamentos serão feitos diretamente aos fornecedores pelo FBDH para que não haja nenhuma dúvida sobre a utilização desses recursos. A partir de agora até 8:30, a idéia é o que cada um pode fazer para contribuir para a campanha.

Valquíria (Palavra de Mulher): A minha proposta é mobilizar e também me comprometer em arrecadar no mínimo um mil reais [...] até o dia 27.

Melquíades (estudante da UFBA): Eu acho que é possível criar um meio de comunicação para que as instituições pequenas e outras. É preciso criar uma comunidade nesse sites de relacionamento ou um blog logo. Podemos também fazer um carnaval ‘Afirme-se’ entre os universitários.

Lindwe (Omi Dudu): Acho que a gente tem condições de mobilizar alguns artistas para gravar um VT. Aproveitando nossa relação com os artistas, Lázaro, Jorge Washington, Lazzo, Vovô do Ilê. Podemos montar uma equipe com os alunos de mídia do Omi Dudu e preparar esse VT.

Fernando: Podemos levar esse VT pronto para Pola Ribeiro, Diretora do IRDEB, e ver se Pola pode divulgar isso na TVE e na rede TV Brasil até o carnaval.

[?] (Chefe de Departamento no Instituto Municipal de Educação em São Francisco do Conde) São Francisco do Conde tem a maior renda per capita da America Latina. O que é que a gente pode fazer, dia 23 e 24 teremos encontros com professores (mais de mil professores). Queria que alguém fosse para falar com esses professores sobre a campanha. Teremos reunião amanhã com o Secretário de Educação no Departamento de Promoção de Igualdade Étnico-Racial e de Gênero. Vocês poderiam ir também lá.

[?] Sou jornalista e coordenadora no Mídia Étnica. Podemos criar uma pauta espontânea nos meios de comunicação

[Fernando propõe a formação do conselho]

Fernando: Vamos formar o conselho agora: Eu, Valter Altino, Cleide, Ubiraci (Salvador pela Paz) e mais os representantes de entidades que, proporcionalmente a sua capacidade de mobilização de recurso, ganham o espaço deles.

Paranaguá: Quem estiver responsável pela comunicação, que já saia com os documentos, fotos, vídeo para serem colocados em um blog por exemplo.

Fernando: Para o conselho políticos temos UNEGRO, Salvador pela Paz, Comitê Baiano para o Fórum Social Mundial, Mídia Étnica, Palavra de Mulher, Fórum Baiano de Juventude Negra, Atitude Quilombola, Coletivo de Entidades Negras, União Nacional de Estudantes e Omi Dudu. Nove instituições compõem o conselho político da campanha até o dia 11 de março. Encerramos aqui a reunião.

DJ Branco: Comunico o email da campanha para contato: afirme.se@gmail.com ou no site da Omi Dudu.

Fernando: Proponho uma reunião com o Mídia Étnica logo após a nossa reunião com a PROPEG na segunda-feira. A Omi Dudu agradece a presença.

Bartolomeu (do Omi Dudu): Gostaria de registrar a presença do pessoal de Terra Nova que veio prestigiar essa reunião. A partir de segunda-feira todas as informações sobre a campanha também vão estar no site da Omi Dudu, www.omidudu.org.br Vamos aproveitar o carnaval para divulgarmos nossa campanha.

Nenhum comentário:

Postar um comentário